6 MOTIVOS PARA CONHECER O VALOR DO SEU NEGÓCIO

Em um mercado cada vez mais concorrido, conhecer o valor de uma empresa e o que determina tal valor pode ajudar a tomar decisões sobre investimentos, financiamento e planejamento de longo prazo. A avaliação quantitativa serve como uma informação gerencial para dar suporte a decisões estratégicas, mas também pode ser importante por uma série de outros motivos que você pode conferir abaixo.

Utilizar essa ferramenta de análise do seu negócio tem vários benefícios, e oferece o valor justo e seguro de uma empresa.

Conheça 6 motivos mais comuns para avaliação de um negócio:

  1. Como ferramenta de gestão para definir novas estratégias;
  2. Análise de Desempenho;
  3. Negociar benefícios e financiamentos em bancos ao demonstrar projeções sólidas para o futuro;
  4. Vender ou comprar uma empresa com preço justo;
  5. Fazer fusão entre empresas com equidade e proporcionalidade;
  6. Em caso de separação de sócio, separação de cônjuges e/ou divisão de herança.

Para conhecer a faixa de valor da empresa no mercado e para investidores, é desenvolvida a análise técnica de informações quantitativas e qualitativas do negócio e uma série de cálculos, em um processo chamado de Valuation. Há diferentes métodos de Valuation e a escolha do mais adequado já é o primeiro passo decisivo para chegar a resultados justos. Além da escolha do método adequado, as premissas e o julgamento do avaliador também podem causar mudanças drásticas no valor calculado. Valuation é um processo complexo e muito subjetivo, repleto de ambiguidades, e por isso contar com profissionais qualificados e experientes é fundamental.

Quer saber mais sobre Preparação de Empresas para venda, avaliação, e assessoria na intermediação de compra e venda de empresas?

Entre em contato, a atuação da Dutra traz maior segurança e impulsiona negócios virtuosos.