A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA DURANTE A CRISE

O ano de 2020 começou com um grande desafio para os empresários.  A crise que vem impactando o mundo inteiro, tanto na saúde quanto na economia está obrigando os administradores a repensarem seus métodos de trabalho.

O momento exige um alto nível de controle das finanças. Nessas situações a contabilidade ganha mais ênfase como ferramenta estratégica, não só para auxiliar no equilíbrio das contas, mas também para a tomada de decisões mais assertivas.

Neste cenário o contador tem um papel fundamental. Ele é capaz de diagnosticar, identificar possíveis problemas e propor as melhores soluções diante da situação. Afinal, o contador tem o conhecimento sobre gestão financeira, legislação tributária e legislação trabalhista.

A principal vantagem de ter uma boa contabilidade e um relacionamento constante com seu contador é a manutenção da saúde do negócio, ou seja, o equilíbrio entre as receitas e as despesas ao longo do tempo para que a empresa possa aumentar sua rentabilidade e cumprir suas obrigações tributárias,  com seus funcionários, fornecedores e clientes.

Segundo informações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Rio Grande do Sul tem 37,7 mil contadores e 4,4 mil organizações contábeis. Também há municípios gaúchos em que o trabalho do contador é considerado serviço essencial para a manutenção constante de qualquer negócio. Afinal esses profissionais estão na linha de frente para recuperação dos negócios pensando, planejando e contribuindo com seus cliente nas estratégias para superar a  crise.

Diante de tudo, os profissionais da área contábil também tiveram que rapidamente buscar alternativas digitais para aprimorar e agilizar seus processos, de forma a atender com maior eficiência as demandas de seus clientes, dando relevância para a agilidade, que é fundamental neste  momento em que estamos vivendo.

De acordo com o relatório The Practice of Now 2019, publicado pela Sage, 90% dos contadores do mundo todo afirmam que a contabilidade está passando por um momento de revolução cultural. O primeiro desafio foi lançado há algum tempo e muitos profissionais já abraçaram: assumir o novo papel do contador consultor para apoiar o crescimento de seus clientes.

Com esse novo perfil, o contador se torna um parceiro indispensável do empreendedor e uma fonte de informações valiosas para a tomada de decisão, e não somente um profissional que cuida de obrigações fiscais.

A Dutra Contabilidade oferece serviços de consultoria estratégica, contabilidade digital, entre outros serviços, auxiliando na tomada de decisões para que os clientes possam melhor administrar seus negócios, e obter melhores resultados.

Entre em contato e saiba mais!