BACKOFFICE: A SOLUÇÃO IDEAL PARA POTENCIALIZAR O SEU NEGÓCIO

O termo BackOffice traduzido para o português significa suporte/ retaguarda. Logo, refere-se a todos aqueles departamentos administrativos que não atuam na linha de frente, mas são indispensáveis para garantir a continuidade das operações, tais como: TI, recursos humanos, financeiro, compras, vendas, entre outros não vinculados a atividade final da organização.

Nenhuma empresa sobrevive apenas da sua operação principal, assim as atividades de BackOffice funcionam como um mecânico industrial, por exemplo, o qual coloca óleo na máquina para assegurar que suas engrenagens funcionem corretamente. Por isso é importante que todas essas atividades estejam interligadas, a fim de otimizar o desempenho da empresa, qualificar seus resultados e reduzir os desperdícios de tempo, material e recursos humanos. Outro exemplo, é o caso de uma loja virtual, onde o cliente envia o produto para o carrinho e fechar a compra, dando início ao processo interno de venda. Sem uma boa estratégia de BackOffice talvez ocorra um equívoco no processo de cobrança, na emissão da Nota Fiscal, um atraso na separação do pedido ou, até mesmo, no estoque (ao não sinalizar a falta de um produto).

Para garantir o bom funcionamento do BackOffice não basta depender de habilidades manuais, de um caderno com anotações ou da memória dos seus colaboradores. Uma das principais ferramentas para a integralização e funcionamento da gestão interna da empresa é a sua automatização, por meio de um ERP (software de gestão empresarial) que integra as diferentes áreas da empresa, assegurando que uma informação de interesse comum seja compartilhada; e/ ou, de um CRM (sistema de relacionamento com os clientes) que qualifica o envio de pedidos, o faturamento e os processos de cobrança. Portanto, contar com esse tipo de tecnologia oferece tranquilidade ao gestor, tendo em vista, que a finalização de um processo, aciona automaticamente o início de outro e garante um triplo benefício: a satisfação do cliente, a economia de recursos humanos ou materiais e a otimização do tempo

Cuidar do BackOffice é garantir que a empresa funcione em sintonia!

E você? Possui um BackOffice eficiente na sua empresa? Para mais dicas, entre em contato conosco!