Como o intraempreendedorismo pode impulsionar a inovação na sua empresa

Por Leocádia Andréia Taglieber – Comunicação e Marketing

Uma pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em 2017, aponta que dois a cada três jovens Brasileiros pretendem se tornar empreendedores nos próximos anos, o que isso significa? Significa que dois  a cada três dos jovens colaboradores da sua empresa são entusiastas do empreendedorismo e podem ter ideias que inovem um processo, um produto, um sistema ou até mesmo um setor inteiro da sua organização!

De que forma isso impacta a empresa? Essa pode ser a sua grande vantagem competitiva nos próximos anos, representar ganhos de eficiência, impulsionar as vendas e colocar sua empresa ainda mais na vitrine.

Veja dois exemplos que fizeram a diferença:

Em 2004, o intraempreendedorismo trouxe o Gmail para a Google, o primeiro serviço de e-mail a oferecer um tamanho de armazenamento de 1 GB. E, em 2010, Cecília Ribeiro trouxe para a Whirlpool uma máquina que usa cápsulas para preparar diversos tipos de bebidas; a repercussão foi tão positiva, que a primeira máquina teve o valor inicial de 2 milhões de dólares.

Hoje, as empresas mais tecnológicas do mundo possuem politicas e práticas de intreemprededorismo, pois entenderam que essa é uma relação na qual todos ganham: a empresa. por trazer para perto de si e reter mentes inovadoras, e o colaborador, por ter a sua disposição estrutura e experiência de mercado, quepermitem que o projeto se torne mais assertivo.

Uma boa forma de fomentar o intraempreendedorismo é propor um ambiente colaborativo, criar uma cultura organizacional receptiva a qualquer forma de iniciativa e mudança, fazendo com que o colaborador passe a não ter medo de ser repreendido por ser propositivo. Assim, ele fica cada vez mais empenhado em melhorar o setor em que trabalha e trazer melhorias para a empresa como um todo. Vale lembrar que nem sempre a ideia surgirá pronta e viável, mas, muitas vezes, ela é a ponta de um grande projeto e precisa apenas de aprimoramento.

Então, o que você está esperando? Em 2019 invista nas mentes inovadoras da SUA empresa!