CONTROLADORIA E SUCESSO EMPRESARIAL

“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”, essa máxima escrita por Lewis Carroll e adaptada por tantos outros depois, se relaciona muito bem ao mundo dos negócios e, especificamente à importância que a controladoria possui para os rumos da empresa. Mostrar onde se está e para onde se está indo através de indicadores financeiros, contábeis e econômicos atrelado ao contexto econômico e de mercado é a função principal da área de controladoria de uma empresa.

As informações e análises trazidas pelo controller de uma empresa devem orientar e embasar o processo de decisão dos gestores e sócios do negócio, por isso, vão muito além de simples uma exposição de números. O profissional dessa área deve juntar uma série de habilidades multidisciplinares para ser capaz de traduzir e contextualizar esses indicadores, propondo medidas e ações que potencializem resultados ou que mitiguem riscos.

É evidente que para que essa análise sirva de base para a tomada de decisão, ela deve ter como fonte dados confiáveis e que representem integralmente a realidade do negócio. A fim de tornar essas informações mais fidedignas e de liberar o controller para funções mais analíticas e estratégicas, o mercado tem se apoiado cada vez mais em sistemas de informações de Business Intelligence, deixando o processo mais automatizado, ágil e consistente.

Existem diversos sistemas confiáveis e de reputação no mercado disponíveis para diferentes ramos e tamanhos de empreendimentos. Ao customizar o sistema para a realidade da empresa é importante que isso seja realizado com o acompanhamento do profissional de controladoria e/ou de um consultador especializado na área de gestão empresarial para que os indicadores e relatórios formatados atendam completamente suas necessidades. O modelo de relatório poderá incluir indicadores de desempenho operacional e comercial, de estrutura de capital, de rentabilidade, entre outros. Além disso, é possível e recomendável que esses indicadores sejam atrelados às estratégias definidas pela gestão da empresa, atendendo também sua periodicidade necessária.

A partir da disponibilidade e confiabilidade das informações do negócio trazidas pelo sistema de Business Intelligence e da análise crítica do profissional de controladoria, as decisões sobre quais caminhos seguir serão tomadas com mais certeza de onde se quer chegar, o que aumenta as chances de sucesso e crescimento do negócio.

Você possui clareza dos rumos do seu negócio no contexto econômico-financeiro atual? Quer ajuda para implementar um sistema eficaz de controladoria que lhe auxilie a tomar decisões mais assertivas? Converse com um consultor da Dutra Gestão Empresarial para saber mais.

Por Gabriela Kauer