FUSÕES E AQUISIÇÕES: Confie em quem já fez história!

A Dutra Gestão Empresarial é especialista em advising na compra e venda de empresas, assessorando tanto a parte compradora, em alguns casos, quanto a parte vendedora, em outros.

Dentro de uma negociação de compra e venda de participações em negócios existem varias etapas nas quais o apoio de uma assessoria especializada faz toda a diferença. Algumas destas etapas são a Avaliação econômico-financeira (valuation) do negócio, a elaboração de Plano de Negócios e orçamento projetado, a Due Diligence (inspeção / investigação voluntaria da empresa que esta sendo adquirida) e a emissão de laudos, pareceres e opiniões profissionais independentes, que servem se subsidio para os compradores e vendedores tomarem suas decisões com segurança.

Além de atuar em diversas operações  de M&A com empresas de pequeno e médio porte, em negociações de aquisição estratégica por fornecedores ou concorrentes e em operações de venda de capital para fundos de investimento, a Dutra também já atuou na assessoria de grandes operações! Somos credenciados pela Caixa Participações S/A, subsidiaria da Caixa Econômica Federal, para prestar estes serviços especializados.

A Dutra atuou como advisor da Caixapar, por exemplo, em negociação em envolvendo a Caixa Seguros, em 2015 – conglomerado com patrimônio líquido de mais de R$5 bilhões. Naquela oportunidade, emitimos um laudo de opinião profissional independente, no qual oferecemos a nossa opinião técnica a respeito do cálculo de valuation que havia sido previamente realizado por outra grande empresa de assessoria internacional. Este é o chamado Fairness Opinion, que requer que o advisor revise todas as premissas e cálculos realizados por outro profissional, indicando sua concordância com os resultados a que o outro profissional chegou, ou então indique os pontos de discordância, justificando e embasando tecnicamente as opiniões diversas.

Outra Fairness Opinion emitida pela Dutra para a Caixapar foi relativa à valuation da Stone Pagamentos S/A. Este estudo realizado pela Dutra Gestao serviu de suporte para a Caixapar negociar a venda da participação que o Banco Pan detinha na empresa para a americana DLP Pagamentos, por R$  229 milhões (valor anunciado em 2017).

E não para por ai! Realizamos diversos outros serviços de assessoria para a Caixapar, como cálculos de valuation do Banco Pan e da Elo Serviços, empresas em que a Caixapar detém participação. A valuation consiste em calcular o valor da participação, levando em consideração varias premissas, estipuladas pelo próprio avaliador a partir da análise dos negócios, do mercado e das projeções financeiras da empresa, em especial pelo método do Fluxo de Caixa Descontado (DCF).

A Caixapar tem participação na Cielo S/A, e a Dutra também assessorou na análise estratégica deste negócio através de um estudo com foco em avanços e melhorias empresariais. Estes são alguns dos trabalhos que realizamos para a Caixapar dentro da área de especialidade de M&A.

Gostou? Pois saiba que o grau de rigor técnico destas grandes operações e a expertise de participar de grandes negócios, são os mesmos aplicados pela Dutra nas operações de M&A que assessoramos envolvendo medias empresas, diferentes contextos de negócio e motivações de venda. Quer comprar uma empresa ou está passando por um processo de venda do seu negócio? Conte com a ajuda de especialistas!