FUSÕES E AQUISIÇÕES: UM DOS CAMINHOS PARA O CRESCIMENTO DE SUA EMPRESA

Empreendedores buscam incessantemente a expansão dos negócios e as operações de M&A (fusões e aquisições), vêm se tornando uma importante ferramenta neste sentido.  Sendo um aspecto da gestão estratégica, essa operação pode permitir que empresas cresçam e mudem a sua posição competitiva ou até a natureza de seus negócios.

Mas, afinal, como é o processo de fusão e aquisição de uma empresa?

A Fusão é o processo de interligação entre uma, ou mais empresas que unem suas forças para se tornarem um novo negócio, ou seja, uma novo empreendimento. O Brasil bateu recorde de fusões e aquisições em 2019, com 1.231 transações realizadas de acordo com o levantamento da KPMG.

Além disso, é importante saber que existem cinco tipos diferentes de fusões: Horizontal, Vertical, Conglomerado, Extensão de mercado e Extensão de produto. É muito significativo que o empresário conheça cada uma delas, já que o termo escolhido vai depender da função econômica, finalidade da transação e relacionamento entre as fusionadas.

Já o processo de aquisição de empresas ocorre por meio da compra do controle. Na maioria das vezes, aquisições ocorrem como parte da estratégia de crescimento de uma empresa quando ela percebe que é mais benéfico assumir as operações de uma organização existente.

As aquisições podem ocorrer de formas amigáveis ou hostis. Nas aquisições amigáveis os executivos da empresa-alvo apoiam a adquirente no processo de due diligence que é a investigação da oportunidade de negócio que o investidor deve aceitar para estudar os riscos e benefícios da transação. Na aquisição hostil a compra no mercado aberto da maioria do capital de uma empresa alvo ocorre contra a vontade do Conselho de Administração da empresa que será adquirida.

A necessidade de um Valuation

Antes de dar início a um processo de M&A é necessário compreender que existe uma etapa de análises e avaliação da empresa. O Valuation é a etapa que visa estimar o valor justo do negócio de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Nesse momento, é imprescindível a contratação de profissionais e especialistas a fim de assegurar a imparcialidade e a maximização do valor que o negócio apresentará.

A Dutra Gestão é especialista em processos de M&A, tendo atuado em diversos cases de médias e grandes empresas, tanto na orientação de quem vende quanto assessorando investidores no processo de compra. Entre em contato e saiba mais!